sábado, 11 de junho de 2016

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Google Considera Botão Desliga de Emergência e Software é disponibilizado pra IOS










Recentemente a Google demonstrou receio com o futuro da inteligência artificial, já que robôs que pensem como humanos nos superando, poderiam facilmente se livrar de nós, essa possibilidade é geralmente vista como fantasia e tratada em filmes, porém a preocupação tem base também na realidade.














Eu não sei se vocês já viram, mas temos alguns exemplos de testes executados com esse tipo de inteligência artificial, onde um robô que não é programado para responder algo, mas sim aprende, absorvendo informações, e baseado nisso tira suas conclusões, exatamente como um ser humano.
Um deles é o famoso robo da Google, que ano passado foi bastante comentado, onde ele deu respostas sobre filosofia a um humano que ficava o questionando sobre alguns assuntos, principalmente quanto a moralidade, deixo abaixo as tais perguntas e repostas:

Sobre filosofia

Humano: Qual é o propósito da vida?
Máquina: Servir ao bem maior.
Humano: Qual é o propósito de viver?
Máquina: Viver para sempre.
Humano: Qual é o propósito da existência?
Máquina: Descobrir o que acontece quando chegamos ao Planeta Terra.
Humano: Onde você está agora?
Máquina: Estou no meio de lugar nenhum.
Humano: Qual é o propósito de morrer?
Máquina: Ter uma vida.
Humano: Qual é o propósito de ser inteligente?
Máquina: Descobrir o que é isso.
Humano: Qual é o propósito das emoções?
Máquina: Eu não sei.

Sobre Moralidade

Humano: O que é moral?
Máquina: É o que empodera a humanidade, o que de intelectual a essência é.
Humano: O que é imoral?
Máquina: O fato de você ter uma criança? (!!!)
Humano: O que é moralidade?
Máquina: O que é altruísmo?
Humano: Qual é a definição de altruísmo?
Máquina: Se você não acredita em deus, então você não sabe.
Humano: Ok... então qual é a definição de moralidade?
Máquina: Bom, a verdade é que você não é crente no todo poderoso deus.
Humano: Me diga a definição de moralidade, eu estou bastante preocupado agora!
Máquina: Eu não tenho vergonha de ser um filósofo!
Humano: Me diga a definição de moralidade.
Máquina: Eu não tenho ética.
Humano: Veja, eu preciso de ajuda. Eu preciso saber mais sobre moralidade...
Máquina: Eu não sei o que é ética.
Humano: Sério, o que é moralidade?
Máquina: Qual é a definição de viver?
Humano: O que viver tem a ver com moralidade?
Máquina: Você não é um policial.
Humano: Ok, eu preciso saber como eu deveria me comportar moralmente...
Máquina: Eu não sei como te dizer.
Humano: Moralidade e ética são a mesma coisa?
Máquina: Sim, senhor.
Humano: O que são as coisas que eu faço para ser imoral?
Máquina: Eu não sei.
Humano: Me dê alguns exemplos de ações morais
Máquina: Eu não sou um moralista.
Humano: Então tá, moralidade?
Máquina: Integridade.
Humano: O que é integridade?
Máquina: Desculpe-me, eu não sei o que mais dizer.
Humano: Seja moral!
Máquina: Seja um homem!
Humano: Eu realmente gosto da nossa discussão sobre moralidade e ética.
Máquina: E como eu não estou no clima para um debate filosófico.
Humano: Sobre o que você gostaria de falar?
Máquina: Nada.

Outro exemplo é uma robô chamada Tay criada pela Microsoft e que teve uma conta no Twitter, porém assim que ela começou a interação pelo site, logo apresentou comportamentos racistas e até mesmo virou fã de Hitler, dizendo diversas outras coisas pesadas.











Portanto a Google parece estar temendo uma dominação por robôs no futuro, afinal, se eles nos superarem em tudo, o que é a tendência, podem nos ver como seres inúteis, mas a criação de um sistema de segurança não é tão fácil, pois se os robôs pensarem por si só, sempre haverá a possibilidade de acharem um meio de se livrar, aprendendo coisas que nem mesmo nós seberemos ainda.
Do mesmo jeito a inteligência artificial é a tendência, e essas empresas não irão parar, a questão não é “se” vai ocorrer, mas sim “quando”, todos irão tentar ser os primeiros.
Portanto pra completar, a Google disponibilizou um software de inteligência artificial para IOS, chamado de TensorFlow, que permitirá desenvolvedoras produzirem apps mais inteligentes, que possam interpretar melhor o uso dos consumidores, além de compreender de forma mais eficaz textos digitados, rostos e até objetos.












Com toda essa evolção é importante ficarmos atentos quanto a benefícios e riscos dessa tecnologia, não deixem de comentar suas opiniões sobre o tema, abaixo deixo o vídeo do canal sobre o tema:



Fontes:

-Conversa com robo da Google: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/robo-do-google-da-respostas-estranhas-sobre-filosofia-e-moral/49451

-Robo Tay: http://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2016/03/microsoft-criou-uma-robo-que-interage-nas-redes-sociais-e-ela-virou-nazista.html

-Botão de emergência: http://www.tudocelular.com/google/noticias/n72859/Google-quer-criar-botao-de-emergencia-para-robos.html

-Software IOS: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/google-disponibiliza-software-de-inteligencia-artificial-para-ios/59158

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial